.

.
.
São Silvestre 2016, está chegando a hora! 15km, maratona, confraternização, evidência na mídia? Qual o seu objetivo?

Fortaleza, 27/12/2016 - Está chegando a hora da corrida de rua mais tradicional do país, a Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece no próximo dia 31 de dezembro nas ruas da capital paulista.

Para alguns, a Corrida de São Silvestre continua sendo uma grande vitrine, pois uma boa colocação na prova (não necessariamente o podium), podem render o tão esperado reconhecimento na mídia, e patrocinadores, principalmente quando os atletas retornam para as suas cidades, (muitas vezes sem nenhuma tradição ou investimentos neste tipo de esporte).

Mas bem distante dos primeiros colocados, encontramos na Corrida Internacional de São Silvestre, uma verdadeira massa humana de corredores, com representantes de vários países, e principalmente, atletas que saem de todos os recantos deste "Brasilzão de Meu Deus", e neste contexto, encontramos o verdadeiro público que caracteriza a Corrida Internacional de São Silvestre, pois o evento chega este ano a sua 92ª edição, arrastando multidões.

Qual a sua São Silvestre? Evidência na mídia; Confraternização; Maratona, Batismo de corredor; Recorde pessoal?

No meio da multidão, certamente encontramos outros objetivos particulares, pois além dos atletas da elite, existem também aqueles que participam da corrida com o simples objetivo de concluírem o percurso (independente do tempo), e nesses casos, a medalha finish, transforma-se em um verdadeiro troféu, com direito a emocionantes recordes pessoais, e histórias, que no fundo no fundo, resgatam momentos existentes em cada um de nós corredores.

Além dos veteranos e atletas experientes, que sabem exatamente o que irão encontrar pela frente na São Silvestre, não poderíamos deixar de citar alguns casos isolados que exigem a nossa intervenção, como aqueles que dizem que tem um sonho na vida: "participar da Maratona Internacional de São Silvestre". Comprovando esta tese, recentemente sai para treinar com o amigo Francisco Alves aqui em Fortaleza, e enquanto aqueciamos, uma jovem se aproximou e começou a conversar conosco, com muita empolgação. Perguntou, se nós sempre fazíamos caminhada, e mais a frente, falou que havia começado a correr a pouco tempo, mas que já tinha um sonho: Participar da Maratona de São Silvestre.

Aos poucos, fomos conversando e corrigimos a informação, mas neste momento, a empolgação da atleta só aumentou, pois ao saber que a corrida possui 15km, e não 42km, o sonho da atleta ficou pelo menos três vezes mais próximo, e o sorriso estampado em seu rosto apenas ratificou este desejo. Na verdade, para quem está começando agora no pedestrianismo, (com pouca rodagem em treinos e corridas), os 15km da São Silvestre podem parecer bem mais, principalmente se levarmos em consideração o ritmo lento que costuma segurar 90% dos corredores nos primeiros minutos de prova.

 

Hora da largada: Inicialmente, A Corrida Internacional de São Silvestre abre alas para os paraatletas cadeirantes, que disparam pelas ruas de São Paulo com as suas sofisticadas máquinas. Em seguida, largam as mulheres (elite), e finalmente os homens (elite), que trazem em sua retarguarda a grande massa de corredores profissionais e amadores que parece não ter fim.

Após a largada, enquanto muitos ainda caminham no meio da multidão, os atletas da elite já estão bem longe, com paces que podem ser inferiores a 3 minutos. Neste ritmo inimaginável para a maioria dos mortais, os africanos dominam a São Silvestre brasileira, com destaque histórico para os quenianos Paul Tergat e Priscah Jeptoo, recordistas da prova com as impressionantes marcas de 43min e 12seg (1995), e 48min 48seg (2011), respectivamente. Entre os brasileiros, vários atletas também destacam-se na Corrida de São Silvestre em sua fase internacional (a partir de 1945), dentre os quais, destacamos:

Campeões brasileiros: Sebastião Alves Monteiro (1945 e 1946); José João da Silva (1980 e 1985); João da Mata (1983); Ronaldo Costa (1994); Émerson Iser Bem (1997); Marilson Gomes dos Santos (2003; 2005 e 2010); Franck Caldeira (2006).

Campeãs brasileiras: Carmem de Oliveira (1995); Roseli Machado (1996); Maria Zeferina Baldaia (2001); Marizete de Paula Rezende (2002); Lucélia Peres (2006).

Recentemente (pelo menos nos últimos cinco anos), sempre temos atletas brasileiros entre os TOP10 da Corrida Internacional de São Silvestre, e neste seleto grupo, estão: Giovani dos Santos; Damião Alcelmo; Ederson Vilela; Altobeli Santos; Marilson Gomes; Gilmar Silvestre; Ubiratan dos Santos; Paulo Roberto de Almeida; Joziane Cardoso; Jaciane Araújo; Tatiele Robera; Cruz Nonata; Sueli Pereira; Roselaine de Sousa; Marizete Moreira e Adriana Aparecida.

 

Paratletas cadeirantes dão um show na 91ª Corrida Internacinal de São Silvestre / By - Renata Falzoni.

 

 

Abaixo, algumas fotos que temos com referência a Corrida Internacional de São Silvestre:

Foto 01 - Estou ao lado do veterano João Bosco Pereira de Sales (65), um dos precursores em formar pacotes turísticos (ônibus), para a Corrida Internacional de São Silvestre, saindo de Fortaleza. Essas viagens, são realizadas até hoje, e neste momento, alguns ônibus devem estar na estrada rumo a São Paulo.

Foto 02 - Nesta foto registrada em Brasília (2016), estou ao lado do maratonista Roberth Machado, conhecido no mundo das corridas como, "Kalango Corredor Exótico". O atleta, é considerado o corredor mais tatuado do Brasil na atualidade. Quando vai a Corrida Internacional de São Silvestre, Roberth não passa despercebido das lentes da organização do evento.

Foto 03 - Nesta foto, enquanto viajávamos para a São Silvestre de ônibus em 2006, paramos na estrada para almoçar, e neste intervalo, realizamos um breve trote para soltar as pernas nesta longa viagem de quase 4 dias.

 

Destaques cearenses na Corrida Internacional de São Silvestre:

Em 2015, o melhor cearense na Corrida Internacional de São Silvestre foi o atleta Dadson Wyslei, com o tempo de 52min 55seg, mas em 2014, Valdison Neves cravou 48min 49seg. Abaixo, Dadson Wyslei em ação na 91ª Corrida Internacional de São Silvestre, e Valdison Neves, após conquistar a Meia Maratona de Fortaleza em 2016. Entre as mulheres, a veterana Antônia Bernadete registrou 57min 11seg em 2006, além de várias outras particições nos últimos anos.

Embora com grande potencial, vários atletas não participam da Corrida Internacional de São Silvestre com muita regularidade, pois a falta de apoio durante o ano (patrocínio), impedem que uma preparação adequada seja feita em tempo integral.

 

Festa no asfalto:

Enquanto a TV registra os primeiros colocados, milhares de corredores ainda estão bem longe no percurso. Nesta multidão, destacam-se aqueles que conseguem dar um tchauzinho para as câmeras, e muitos não abrem mão de participar da corrida com faixas, cartazes, fantasias e acessórios temáticos, (que exigem uma atenção redobrado para evitarmos acidentes).

 

Além de milhares de inscrições individuais, muitos participam da São Silvestre em forma de confraternização, ao lado de amigos que fazem parte de equipes, empresas ou assessorias esportivas.

Desejamos uma boa sorte a todos que estarão na 92ª Corrida Internacional de São Solvestre no próximo dia 31 de dezembro. Acompanhem maiores informações no site oficial da corrida: www.saosilvestre.com.br

 

Próximas corridas com a nossa participação e cobertura:

- 14/01/2017, 1ª Corrida Run for Music (Cumbuco), link...

- 29/01/2017, 5ª Corrida de São Sebastião de Maranguape, link...

- 12/02/2017, 33º Caprius Cross, link...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matérias e arquivos que publicamos recentemente. Pesquise aqui!
.
.
.
 
.

 

 

Portal do Corredor: O pioneiro web no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2016 - Todos os direitos reservados.

Nossas páginas oficiais: www.portaldocorredor.com.br e www.portaldocorredor.com
Fanpage, Portal do Corredor & CIA: www.facebook.com/portaldocorredor
Direção da empresa, Félix Luis: link...
Instagram: portal_corredor
Twitter: @portal_corredor
e-mail: portaldocorredor@gmail.com

Nossos números:

Site: 12 anos de atividade, com matérias regionais e nacionais; 215 eventos divulgados até janeiro de 2016. link...
Fanpage: Mais de 1.000.000 (um milhão), de pessoas alcançadas em apenas 02 anos de atividade. link...
Mailling: Aproximadamente 23 mil e-mails para envios regulares.
Nosso público (2015): 54% mulheres, 46% homens.