.
.

São Silvestre: O Santo Padre que arrasta multidões não somente nas igrejas e festejos, mas também, no segmento de corridas de rua.

Fortaleza, 20/12/2017 - Tradicionalmente, o dia 31 de dezembro já faz parte do nosso cotidiano de corridas deste 1925, ano em que o jornalista Cásper Libero realizou a primeira edição da Corrida de São Silvestre na capital paulista. Naquela época, apenas 60 corredores brasileiros (homens), participaram da corrida, e deste total, 37 foram validados como finalistas após uma linha de corte prevista no regulamento. De lá para cá, a corrida brasileira tornou-se uma referência internacional, e estima-se que 30 mil atletas estejam inscritos nesta 93ª edição no próximo dia 31 de dezembro.

Mundo afora, muitas corridas homônimas à São Silvestre (oficiais e não oficiais), também são realizadas no mês de dezembro, e com alguns minutos de pesquisas na internet, podemos encontrar mais de 50 corridas de São Silvestre, principalmente em Portugal.

Além do Brasil e Portugal, Alemanha, Argentina, Espanha e África também possuem as suas São Silvestres, e as características entre países mudam: corridas filantrópicas; temperaturas abaixo de zero; percursos binacionais; distâncias variadas; provas infantis, atletas fantasiados, premiação, etc...

A São Silvestre brasileira, é a pioneira no mundo com o nome do Santo Padre - São Silvestre, e a nossa corrida é reconhecida internacionalmente pela grande festa nas ruas da capital paulista, além de disputas acirradas entre brasileiros e estrangeiros, (principalmente africanos). Na Espanha, a San Silvestre Vallecana, é a maior do mundo, com aproximadamente 40 mil inscritos. Independente do país, muitos participam da Corrida de São Silvestre de forma festiva, como a última do ano, até porquê, fica difícil de correr rápido com tantas pessoas ocupando o mesmo espaço nas ruas.

 

Confiram abaixo, 48 corridas de São Silvestre espalhadas pelo mundo.

- Brasil: Corrida Internacional de São Silvestre / São Paulo. link...
- Espanha: São Silvestre / Valência. link...
- Alemanha: Berliner Silvesterlauf. link...
- Argentina: San Silvestre / Buenos Aires. link...
- Angola: São Silvestre / Luanda. Site não disponível.
- Moçambique: São Silvestre / Maputo. Site não disponível.
- Guiné-Bissau: São Silvestre / Bissau. Site não disponível.

 

Somente em Portugal, encontramos mais de 40 Corridas de São Silvestre.
Confiram algumas que encontramos na internet:

Portugal: Almada; Amadora; Vila Nova de Famalição; Amarante; Amares; Aveiro; Braga; Cidade da Praia; Coimbra; Costância; Esmeriz; Espinho; Fafe; Felgueiras; Figueira da Foz; Golegã; Gondomar; Idanha-a-Nova; Funchal; Lisboa; Lousada; Monção; Olivais; Oliveira do Hospital; Ovar; Pinhel; Ponta Delgada; Porto; Póvoa de Lanhoso; Praia; Quarteira; Santa Maria da Feira; Santa Maria Maior; Santa Marta de Portuzelo; Santo Tirso; Tores Novas; Viana do Castelo; Vila de Nisa; Vila Meã; Vila Real; Vila Verde.

Faltou alguma? Entre em contato conosco.

 

E você, já foi para alguma Corrida de São Silvestre?


Félix Luis / Portal do Corredor - Participei da edição brasileira em 2006, e apesar da longa viagem de ônibus de quase 4 dias, o cansaço ficou de lado, pois a motivação, a curiosidade e a adrenalina, foram maiores naquela ocasião. Durante as paradas do ônibus para almoço e lanches, descíamos e fazíamos treinos leves no acostamento das rodovias, e a descontração era constante na viagem. Momentos antes da corrida, fiquei em pé no meu local de largada por mais de uma hora, e o espaço apertado só permitia que fizéssemos agachamentos ou alongamentos sem sair do lugar. O banheiro, também era ali, pois não dava para sair e retornar ao mesmo lugar. Corrida memorável, quem ainda não foi, recomendo pelo menos uma vez.

João Bosco / Fortaleza - Sou corredor de rua há 35 anos, e uma das maiores glorifiçaões que tenho, foi participar da minha primeira Sao Silvestre em 1984, e depois desta virou um vicio, pois já são 24 participações, sendo a última em 2010. Fui também o primeiro a levar atletas cearenses de ônibus para a corrida em São Paulo. O grupo era formado por atletas da industria e funcionários da antiga TELECEARÀ, e tinha como orientador técnico o Prof. Ernesto. Aos poucos, conseguimos expandir essa visão para atletas de outras empresas. Em São Paulo, ficávamos hospedados em alojamentos do Governo do Estado, no Parque Água Branca. Por fim, além das emocionantes chegadas a noite na Avenida Paulista, em pleno Réveillon, recordo-me também da entrega de certificados de conclusão da prova feita em um furgão, com muita chuva, "jogavam como se fosse papel picado, lamentável". Mas depois de tantas participações, compreendo que para muitos a São Silvestre é uma festa de confraternização, e muitos retornam, como eu. Parabéns ao Portal do Corredor pela iniciativa de fazer uma materia brilhante e cheia de infomaçoes preciosas. Feliz Natal, e um ano novo com muitas corridas.

Igor Rocha / Fortaleza - Vou realizar meu sonho de correr a São Silvestre e me manter em forma , visto a dificuldade diante das tradicionais festas de fim de ano. Será uma grande festa.

Otonildo Lima / Maranguape - Muitos motivos envolvem corredores anônimos. Correm por saúde, amizades, diversao etc... E muitos sonham em uma corrida especifica dentro ou fora do Brasil. A São Silvestre, é um sonho para muitos, esse ano de 2017, estou tendo a experiência de encará-la pela primeira vez. Espero que todos aqueles, como eu, que vieram pela primeira vez, possam realizar uma boa prova, e que possamos passar para outros a experiência de ter vivido esse momento único na São Silvestre, uma das corridas de rua mais disputadas do mundo.

 

Envie o seu comentário: portaldocorredor@gmail.com

 

 

Acompanhem as nossas publicações mais recentes:


Organização divulga detalhes de acesso à 93ª Corrida Internacional de São Silvestre. link...

Confiram esta matéria em nossa página de corridas no Jornal O POVO on-line, link...

Circuito SESI Fortaleza, última etapa do ano, link...

Giovani dos Santos, hexa de verdade na Volta Internacional da Pampulha, link...

Joshua Chepteguei. O quase recorde nos 15km, link...

Corrida UNIMED Fortaleza. A corrida que cresceu e se transformou em 21k. link...

Circuito Cross Urbano Caixa agitou a Arena Castelão mais uma vez, link...

Vídeo: Largada do Circuito SESI de Fortaleza, link...

Vídeo: Sorteio, Circuito Cross Urbano Caixa. link...

 

Última atualização: 26/12/2017, às 14h 45min.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

 

Portal do Corredor - O pioneiro web no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2018.

- Nossos Sites: www.portaldocorredor.com.br / www.portaldocorredor.com

- Conheçam um pouco da nossa história. Quem Somos? link...

- Blog de Corridas, Jornal O POVO on-line, link...

- Fanpage Portal do Corredor, link...

- Perfil Facebook / Félix Luis, link...

- Corridas / Félix Luis, link...

- Vídeos Portal do Corredor, link...

- Instagram: portal_corredor.

- Twitter: @portal_corredor

- Mailing: aproximadameente 25 mil cadastros.

 

Empresas que apoiam o nosso trabalho: