.
.
Percursos oficiais e não oficiais. Entenda um pouco sobre a aferição de percursos em corridas de rua.

Fortaleza, 19/07/2017 - Não são poucas as corridas de rua que participamos, que costumamos ter uma grande surpresa ao conferirmos a distância final. Particularmente, já participei de diversas corridas com percursos bem diferentes (maiores ou menores), e só não sou tão surpreendido porquê costumo fazer a minha própria medição on-line antes de competir.

Com tantos dados imprecisos, nós que somos mais experientes costumamos perceber essas diferenças in loco, até mesmo sem gps, pois a simples marcação do tempo já serve de referência. Em outros casos, muitos corredores ficam felizes quando alcançam seus recordes pessoais, mas ao descobrirem tamanhas diferênças, o ânimo costuma cair um pouco.

No entanto, com o advento da internet, temos hoje inúmeros aplicativos para smartphones ou relógios com gps, que podem auxilar atletas profissionais ou amadores na medição de distâncias, embora a precisão deste cálculo seja apenas aproximada, com variações que podem ser consideráveis entre os tipos de equipamentos e marcas.

Para encontrar relógios com gps, basta você ir a uma loja especializada na sua cidade ou pesquisar na internet. Em instantes, você terá acesso a produtos que costumam ficar entre R$ 500,00 e R$ 4.000,00. Nos aplicativos, as opções são inúmeras (pagos, gratuitos, vários idiomas), etc... mas antes de baixar um, verifique a compatibilidade com o seu celular.

Em nossas corridas, precisamos também entender pelo menos duas diferenças básicas: corridas com percursos "oficiais", e corridas com percursos "não oficiais". No caso do nosso país, as corridas de rua cresceram bastante nos últimos anos, mas a maioria das que participamos, não possuem percursos oficiais.

No Brasil, as corridas de rua que pretendem ter percursos oficializados, devem seguir as regras da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), em conformidade com certificados internacionais emitidos por profissionais qualificados pela, IAAF (Federação Internacional de Atletismo), ou AIMS (Associação Internacional de Maratonas).

Nesses casos, os percursos são criteriosamente analizados e calculados, pois somente desta forma o atleta poderá comprovar que registrou um tempo oficial naquela distância. Geralmente, as provas com percursos oficiais são aquelas que costumam pagar altas quantias em dinheiro, com a presença de atletas nacionais e internacionais. Em outros casos, essas provas podem até não possuir premiação em dinheiro, mas por serem oficiais, são importantes para a obtenção e comprovação de tempos (índices), que serão válidos na qualificação de outras competições.

No caso de corridas com percursos não oficiais, essa medição também é feita por outros profissionais, mas alguns trechos podem ser retirados ou acrescentados ao percurso, (questões operacionais, logística ou segurança), e por este motivo costumamos encontrar diferenças no cálculo de alguns percursos.

Pelo lado do atleta, sempre achamos que os serviços prestados podem melhorar, pois embora existam algumas promoções, as inscrições das corridas estão pesando cada vez mais em nosso no orçamento, (que não contempla apenas despesas com corridas). Por via das dúvidas, é sempre bom conferirmos os regulamentos e percursos antes de realizarmos as nossas inscrições, (o que não é habitual), pois em muitos casos, essas informações estão bem claras nos sites. Em casos de dúvidas, procurem conversar com os organizadores no dia da entrega dos kits ou congresso técnico.

 

01. Você costuma registrar o seu tempo com aplicativos ou relógios? Qual a sua marca preferida?

02. Qual a corrida com maior diferença de percurso que você já participou?

03. Você já ficou frustado por aqueles, "segundos a mais no resultado"?

Envie o seu comentário: portaldocorredor@gmail.com

Deixe o seu commentário em nossa página de corridas no Jornal O POVO, link...

 

 

Portal do Corredor: O pioneiro web no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2017.

Nossas páginas oficiais: www.portaldocorredor.com.br e www.portaldocorredor.com
Fanpage, Portal do Corredor & CIA: www.facebook.com/portaldocorredor
Aplicativo (iOS ou Android): Portal do Corredor
Blog pessoal de corridas, Félix Luis: link...
Blog Corre Mah! Jornal O POVO.
Instagram: portal_corredor
Twitter: @portal_corredor
e-mail: portaldocorredor@gmail.com

 

Nossos números:

272 eventos divulgados até janeiro de 2017, link...
Fanpage: Alcance superior a 1.000.000 (um milhão), de pessoas por ano, link...
Mailling: Aproximadamente 23 mil e-mails cadastrados.

 

Empresas que apoiam o nosso trabalho: