.
.

Ultra Maratonas, Maratonas e Meias Maratonas... Apesar do calor, temos e já tivemos todas as distâncias em solo cearense.

Fortaleza, 17/01/2020 - Não faz muito tempo, que começávamos o ano pensando apenas em uma das corridas mais tradicionais do calendário cearense, a Meia Maratona Internacional de Fortaleza (abril)... mas após uma década, este cenário mudou bastante, e hoje, viramos dezembro e começamos janeiro com várias corridas programadas apenas para o primeiro trimestre do ano, com opções para todos os gostos: distâncias; tipos de terreno; valores de inscrição; premiação; kits; cidades; etc...

Com o tempo, algumas mudanças significativas também ganharam força no nosso pedestrianismo, como a procura por provas mais longas, e a migração de corredores para o triathlon, Ironmam e corridas serranas, no estado do Ceará e em outros estados. Neste caso, um dos principais motivos desta migração, está relacionada a motivação, pois muitos corredores que deram os seus primeiros passos em provas de 5km, 10km e 21km, hoje buscam novos desafios, seja nas corridas de rua, cross ou triathlon.

Ainda em relação as corridas mais longas em solo cearense, até que já temos algumas novidades em nosso calendário nos últimos anos, e ainda contamos com o incremento de diversas atividas externas de assessorias esportivas e grupos de corredores, que realizam treinos em percursos que exploram as belezas de nossas serras, sertão e litoral. Com este up motivacional, o condicionamento físico e a auto-estima decolam, e muitos acabam optando em competir em outros estados, ou até mesmo do exterior.

 

Um breve histórico: Ao contrário do que muitos pensam, ou sequer sabem, já tivemos algumas maratonas e ultramaratonas em solo cearense, e nem faz tanto tempo assim. Como exemplo, citamos alguns eventos que tiveram a nossa cobertura, como a Maratona Noturna Caixa em 2015.

Mas voltando no tempo... a primeira maratona oficial realizada no estado do Ceará aconteceu em Fortaleza em 1991, e conseguimos até o certificado desta corrida com o veterano Cícero Antônio, que participou da prova ao lado do amigo João Bosco.

Em relação a ultras, recordamos de pelo menos 5 edições com a nossa participação e cobertura. As primeiras, 2007, 2008 e 2009, (Ultra Maratona Noturna Dunas Race - Resort Porto D'Aldeia; E duas edições no Autódromo Internacional do Eusébio, todas noturnas, com duração de 12 horas.

O interessante, é que até a primeira ultra cearense em 2007, praticamente não tínhamos a cultura de realizarmos treinos longos, e muitos encararam este desafio após reinos básicos de 5km, 10km... quiça 21km!

 

Com a falta de experiência da maioria dos corredores em provas de endurance, as consequências físicas e emocionais não demoraram muito a aparecer nesta primeira ultra cearense em 2007, e com pouco mais de 5 horas de prova (largada às 19h), vários corredores já estavam literalmente quebrados, com as pernas para o alto em suas tendas de apoio, pois muitos começaram a prova forte, como se estivessem correndo provas rápidas de 5km ou 10km.

A partir deste período, as provas mais longas começaram a despertar o interesse de muitos corredores cearenses, que aos poucos foram formando grupos para realizar treinos em estilo cross, espelhados pelos recantos do estado.

 

Ao lado, a primeira medalha da Ultra Maratona Dunas Race, realizada no Resort Porto D'Aldeia em 2007.

 

Consultem o site da FCAt para verificar o nosso calendário de corridas, link...

 

Exemplos relacionados com esta matéria:

Na foto da esquerda, estou ao lado do ultramaratonista Manoel Djacir Braga, que deu os seus primeiros passos em ultras em 2007 com o Portal do Corredor. Ao centro, Augusta Barbosa, da Assessoria Esportiva Contabilistas, com diversas participações em provas nacionais e internacionais. Na foto da direita, Jussier Damasceno, campeão da mais recente ultramaratona realizada em Fortaleza em 2016, e a atleta Lorena Jardim, que participou recentemente da difícil Maratona do Atacama (Chile).

 

Algumas recordações: Maratona do Sol Poente e Ultra Maratona Noturna Dunas Race.

Olha-nos ali, na 1ª Maratona do Sol Poente, Caucaia / Icaraí - 2010. Na primeira foto, estou entre os atletas Pacífico e Ribamar, e ao lado, uma foto da largada por volta das 16h.

 

Ultra Maratona Noturna Dunas Race 2007 - Nosso quarteto misto campeão, com 172,5 km percorridos em 12 horas, (Tony, Lúcia, Antônio e Félix). Ao lado, após 11 horas de prova, ainda tínhamos fôlego para dar as últimas voltas no circuito.

 

Ultra Maratona Noturna Dunas Race 2008 - Desta vez, participamos com um quarteto misto, (Rubens, Marlene, Demétrio e Manoel Sales), e eu na categoria solo. Ainda consegui percorrer 83 km, (sem treinamentos específicos na época).

 

Acompanhem as nossas publicações recentes:

 

 

 

 

 

Portal do Corredor - O pioneiro web running no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2019.
Nosso site oficial: www.portaldocorredor.com.br

CASE / 16 anos: Eventos que já divulgamos. link...

Quem Somos? Conheçam um pouco da nossa história. link...

Blog Corre Mah: Jornal O POVO on-line, link...

Fanpage: Portal do Corredor, link...

Perfil Facebook: Félix Luis, link...

Corridas: Félix Luis, link...

Vídeos YouTube: Portal do Corredor, link...

Instagram: portal_corredor.

Mailing: aproximadamente 25 mil cadastros.

 

.Empresas e serviços que apoiam e compartilham o nosso trabalho: