.
.

Da exuberância ao desafio, assim podemos descrever o 3º Desafio Jeri Beach Run, realizado neste final de semana entre Jijoca e Jericoacoara.

Fortaleza, 20/03/2017 - Deixando a rotina para trás, 430 de atletas encararam neste final de semana uma das corridas mais bonitas e desafiadoras da América do Sul, o Desafio Jeri Beach Run, que desta vez teve duas corridas no sábado, e uma desafiadora e exuberante meia maratona no domingo.

Nos olhares, sorrisos e diálogos entre amigos, muita expectativa e vislumbramento com as belezas de Jericoacoara, e as conversas deixavam bem claro os objetivos de cada um. Enquanto alguns queriam registrar todas as fotos possíveis, outros preocupavam-se exclusivamente com os desafios do percurso, principalmente quando estávamos falando da inédita e desafiadora meia maratona que seria realizada no domingo.

 

No sábado a tarde, tivemos em Jericoacoara as provas de 7km e 12km, e a maioria dos atletas inscritos participaram do evento em uma dessas duas distâncias. Quem optou em correr no sábado e domingo, participou do Desafio do Jacaré, com direito a uma belíssima medalha extra.

Para alguns atletas que puderam viajar com mais antecedência, o 3º Desfio Jeri Beach Run começou ainda no início da semana, com direito a passeios turísticos e um descanso prolongado em Jericoacoara ou Jijoca, mas para a maioria dos atletas, o evento começou na sexta-feira, com a entrega dos kits e congresso técnico. Nesta oportunidade, o anfitrião e organizador do evento Sr. Ricardo Ramalho, esclareceu todos os detalhes importantes relativos aos três percursos do desafio, 7km, 12km, 21km, e alguns ajustes técnicos de última hora ocasionados por imprevistos antrópicos, mas principalmente pelas chuvas do dia anterior, que alagaram trechos do percurso com o incremento da alta da maré em alguns pontos.

 

Com dúvidas esclarecidas e muitas estratégias em mente, chegamos ao grande dia!

No sábado a tarde, a largada das corridas de 7km e 12km aconteceu simultaneamente às 16h, e 28 minutos após o início da prova, o multi-campeão em Jericoacoara Dicson Peixoto Falcão (campeão no ano passado), já apontava na reta de chegada para vencer a prova de 7km. Entre as mulheres, Geane Sousa venceu com o tempo de 34min 21seg. Na prova de 12km, Dirceu Sousa da Silva venceu a prova com o tempo de 52min 04seg, e Fabrízia Moraes venceu entre as mulheres com o tempo de 1h 02min. Confiram o vídeo da largada abaixo.

No domingo o desafio foi bem maior, e quase 100 atletas acordaram bem cedo (ou sequer dormiram), para concluírem o Desafio do Jacaré (7km ou 12km no sábado + 21km no domingo).

Como a maioria dos atletas estavam hospedados em Jericoacoara, a organização do evento disponibilizou um transfer com destino ao local da largada da meia maratona em Jijoca, e saímos em caravana às 4h 30min. Chegando ao local, ainda tivemos um reforçado café da manhã ao nosso dispor antes dos 21km. Confiram o vídeo do transfer e café da manhã abaixo.

Após o café da manhã, largamos por volta das 6h 30min ao lado da belíssima Lagoa do Paraíso, em Jijoca, e após um longo trecho ao redor da lagoa, começamos a desbravar o desafiador percurso litorâneo entre Jijoca e Jericoacoara. No começo, um percurso relativamente plano com muita areia e vegetação rasteira (típica do nosso litoral), e pelo menos dois trechos parcialmente alagados, que serviram para encharcar os nossos tênis, aumentando o grau de difilculdade da prova.

Foto: Local da largada da Meia Maratona Jeri Beach Run, Lagoa do Paraíso / Jijoca de Jericoacoara.

No entanto, a parte mais bonita e desafiadora da meia maratona estava reservada para os últimos 7km, quando saímos das trilhas e avistamos ao longe o Morro do Serrote (mirante), e um pouco da Pedra Furada (cartão postal de Jericoacoara). Neste momento da prova, corremos pela costa durante um bom tempo, e só sentiarmos o tempo passar com a doce ilusão de que o Morro do Serrote estava próximo. Quando finalmente chegamos ao pé do morro, encaramos uma subida bem longa que somada ao desgaste final do percurso, foi determinante no rendimento de todos os atletas nos últimos 2km.

Foto: Registro fantástico do fotógrafo Tavares Júnior durante a meia maratona, Jijoca / Jericoacoara.

Ao final deste belíssimo e desafiador percurso, os primeiros colocados saíram do Morro do Serrote e começaram a surgir entre as barracas de praia na reta de chegada, e os vencedores no masculino e feminino também conquistaram a medalha extra do Desafio do Jacaré. Entre os homens, Dicson Peixoto venceu mais uma vez com o tempo de 1h 30min 40seg, e Fabrizia Ramos venceu novamente entre as mulheres com o tempo de 2h 04min 2seg.

 

 

 

Confiram fotos e resultado do 3º Desafio Jeri Beach Run:

Resultado oficial da corrida, link...

Fotos oficiais do 3º Desafio Jeri Beach Run. link...

Fotos que registramos durante o 3º Desafio Jeri Beach Run, link...

 

 

 

 

Portal do Corredor - O pioneiro web no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2018.

- Nossos Sites: www.portaldocorredor.com.br / www.portaldocorredor.com

- Conheçam um pouco da nossa história. Quem Somos? link...

- Blog de Corridas, Jornal O POVO on-line, link...

- Fanpage Portal do Corredor, link...

- Perfil Facebook / Félix Luis, link...

- Corridas / Félix Luis, link...

- Vídeos Portal do Corredor, link...

- Instagram: portal_corredor.

- Twitter: @portal_corredor

- Mailing: aproximadameente 25 mil cadastros.

 

Empresas que apoiam o nosso trabalho: