.

.
.
O Ceará é assim! Além do turismo, estamos em destaque no cenário nacional, com corridas e modalidades congêneres.

Fortaleza, 08/11/2016 - Fortaleza, sempre foi conhecida nacionalmente pelos seus atrativos turísticos, gastronômicos, e culturais, e até hoje, este trinômio continua bem forte. No entanto, iremos acrescentar agora um ingrediente especial nesta receita de sucesso, que só vem crescendo nas últimas décadas. Estamos falando, das nossas corridas de rua.

Quando começamos a trabalhar divulgando corridas, ficávamos felizes quando tínhamos uma corrida por mês em Fortaleza. Recordo-me, como se fosse hoje, que começávamos o ano vislumbrados com as imagens da Corrida Internacional de São Silvestre na TV, e em seguida, pensávamos na Meia Maratona de Fortaleza em abril. Depois, aguardávamos as corridas tradicionais do nosso calendário, como: Circuito de Corridas Caixa; Maratona Pão de Açúcar de Revezamento; Corrida do Fogo do Corpo de Bombeiros; Corrida de Rua UNIFOR; Corrida do Colégio Militar de Fortaleza; Corrida da Polícil Militar, etc...

Naquela época, aos poucos fui me familiarizando com as notícias e peculiaridades do meio, e quando eu pensava que o ano iria terminar em dezembro com a Corrida UNIFOR, conheci o veterano João Bosco Pereira de Sales, que naquela ocasião, presidia a ACAV (Associação Cearense de Atletas Veteranos). João Bosco (65), até hoje é meu companheiro em diversos treinamentos, e ele foi o precursor em formar pacotes de viagens de ônibus para a Corrida Internacional de São Silvestre, saindo de Fortaleza. Essas viagens, continuam até hoje, seja com a ACAV ou UNICORCE (União dos Atletas Corredores de Rua do Estado do Ceará). Ao todo, são quase 04 dias de ônibus até São Paulo, que somados com a volta, totalizam quase uma semana pelas estradas desse Brasil, que parece não ter fim. Apesar do desgate, muitos não trocam esta aventura por passagens de avião.

 

Retornando, para os dias atuais, muita coisa mudou. Hoje, chegamos a ter em um único final de semana até 04 corridas, e com esse crescimento, diversos eventos congêneres também cresceram em nosso estado, com destaque para inúmeras atividades na capital cearense. Dentre os eventos que temos, destacamos: corridas cross; orientação; aventura; atletismo (pista); treinamentos coletivos (amigos e assessorias esportivas); passeios de bike; caminhadas e treinamentos em trilhas ecológicas em serras.

Outro capítulo que surgiu com força neste contexto esportivo, foi a chegada do Ironman a capital cearense, que impulssionou não somente as suas três modalidades (ciclismo, corrida e natação), mas também, o comércio e outras atividades relacionadas, como: academias, clínicas, lojas de suplementos, equipamentos especializados, etc...

Foto em destaque: Circuito Cross Urbano Caixa, o evento recordista em acessos em nosso site e redes sociais em 2016. Deverá terminar o ano com quase 100.000 mil visualizações, pois os acessos continuam! Aguardem o início das inscrições para 2017, o primeiro lote promocional deverá ser liberado a qualquer momento.

 

Com tantas modalidades disponíveis ao nosso redor, fica até difícil de não praticarmos uma atividade esportiva na Terra do Sol, e os treinamentos matutinos, em qualquer dia da semana, estão cada vez mais frequentes.

Mas esta "frebre", não restringe-se apenas a capital cearense, pois muitos corredores estão pegando a estrada, até mesmo de bike, rumo a outras cidades que aderiram a este novo estilo de vida (saúde e bem estar). Como exemplo, citamos algumas cidades que já estão nesta onda saudável: Maranguape, Guaramiranga, Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Barbalha, Missão Velha, Aquiraz, Iguatu, Crato, Caucaia, Canoa Quebrada, Guaiúba, Eusébio, Pindoretama, Sobral, etc...

Fotos em destaque: 01) Atleta em ação durante uma corrida de orientação, mapa na mão e muita concentração; 02) Crianças participando da Corrida de São Pivete; 03) Prof. Renne Mazza com atletas no Desafio Beach Run.

 

Escolha o seu caminho, corridas não faltam!

Com tantas opções, cada um faz o seu planejamento de acordo com o seu orçamento e tipo de atividade desejada. Quanto ao valor das inscrições, as corridas mais popupalres ficam abaixo de R$ 50,00 (cinquenta reais), como as rústicas maranguapenses, enquanto outras podem passar de R$ 200,00 (duzentos reais). Neste caso, um planejamento bem feito deve levar em consideração não somente as despesas com inscrições, mas também: custos com combustível, passagens, hospedagens, consultas médicas, alimentação, preparação em academias, compra de equipamentos e acessórios, e outros serviços, além de treinamentos, específicos para cada tipo de corrida, que podem envolver: força, velocidade ou resistência.

 

Corridas cross: Nesta modalidade, destacamos o tradicional Circuito Cearense de Corridas Cross (Caprius Cross), que este ano chega a sua 32ª edição, com destaque para o tradicional e desafiador percurso da Praia da Sabiaguaba. Além do Caprius Cross, ainda temos o Circuito Cross Run, que este ano teve etapas nas cidades de Maracanaú e Guaiúba.

Corridas de orientação: Com várias atividades durante o ano, esta modalidade também vem crescendo bastante nos últimos anos no estado do Ceará, com dezenas de pistas de treinamento espalhadas pela capital e cidades do interior, provas noturnas, provas sprint, quatro etapas do Campeonato Cearense de Orientação, e a Copa Nordeste de Orientação, que será realizada ainda este ano aqui em Fortaleza.

Corridas rústicas: Nesta modalidade, Maranguape é uma das cidades mais ativas do estado, com pelo menos 07 corridas realizadas durante o ano. Essas corridas, caracterizam-se por terem: estrutura básica; inscrições populares; sem kits (apenas número de peito); percursos seletivos (cross e asfalto); nível técnico sempre elevado; medalhas para todos os atletas; troféus e dinheiro no geral, troféus em diversas categorias etárias.

Corridas e treinamentos pelo litoral: Para quem gosta de aliar corridas com passeios turísticos, temos agora pelo menos duas opções que encaixam-se neste contexto: Corrida Jeri Beach Run (Jericoacoara) e Corrida Canoa Beach Run (Canoa Quebrada), pela exuberância, os dois locais dispensam apresentação. Além das corridas, algumas assessorias esportivas e grupos de amigos, estão organizando treinos coletivos pelo nosso litoral, como a AE Start Fit (foto acima).

Maratonas e Ultramaratonas: Com a escassez de provas mais longas no estado do Ceará, principalmente por causa das nossas elevadas temperaturas, muitos corredores estão indo longe atrás de desafios de endurance, (maratonas e ultramaratonas). Embora a maioria dessas provas aconteçam em outras cidades, a preparação é feita aqui, e não são poucos os corredores que se dedicam a este tipo de atividade no momento. Na maioria das vezes, as nossas serras e praias são o destino para treinamentos coletivos, mas não se surpreenda se você encontrar um corredor solitário pelas ruas e avenidas da cidade, muitas vezes em um ritmo bem lento, mas neste caso, a velocidade fica mesmo em segundo plano, dando vez a resistência e ao controle emocional (paciência). Nesta modalidade, além de longos percursos pelo asfalto, muitos preferem ir de encontro a natureza, com muitas trilhas e trechos difíceis pelo caminho.

Corridas infantis: Felizmente, temos hoje algumas opções de corridas kids em Fortaleza, deste a mais tradicional e popular de todas, a Corrida de São Pivete, até corridas bem maiores, que vieram para preencher esta lacuna em nossa capital. Na maioria das vezes, os percursos para crianças são bem reduzidos, (a partir de 50 metros), e crianças com 01 ano de idade já podem participar. No caso da Corrida de São Pivete, (que este ano chega a sua 27ª edição), as distâncias previstas para este ano serão as seguintes: Crianças até 05 anos, 100 metros; 06 a 08 anos, 150 metros; 09 a 11 anos, 800 metros; 12 a 14 anos, 1km. A corrida irá acontecer no próximo dia 18 de dezembro no bairro Carlito Pamplona.

 

Fotos em destaque: 01) Percurso do Caprius Cross, pelas dunas da Praia da Sabiaguaba; 02) Pedro Ângelo e sua Equipe - Brutos do Mato, explorando as trilhas cearenses; 03) Percurso da Corrida do Rosário / Maranguape, cross e asfalto.

 

Alguns eventos previstos no Ceará até dezembro de 2016.

13/11 – Corrida Verdes Mares / Fortaleza.
19/11 – Corrida Canoa Beach Run / Canoa Quebrada.
20/11 – Ironman Fortaleza.
20/11 – Caprius Cross / Sabiaguaba.
20/11 – Desafio Beach Run / Porto das Dunas.
27/11 – Circuito SESC / Fortaleza.
03/12 – Corrida de Itapebussu de Maranguape.
04/12 – Circuito das Estações Verão / Fortaleza.
04/12 – Desafio Cross Run / Guaiuba.
10/12 – Corrida Dragão do Mar / Aracati.
10/12 – Corrida Natal das Assessorias / Praia do Futuro.
11/12 – Circuito SESI 10k / Fortaleza.
11/12 – Corrida do Fogo de Fortaleza.
18/12 – Engenhoca Cross / Aquiraz.
18/12 – Corrida Vida / Fortaleza.
18/12 – Corrida de São Pivete / Fortaleza.
31/12 – Maratona da Virada / Baturité.

 

Alguns links relacionados a esta matéria:

- FCAt (Federação Cearense de Atletismo), link...

- FETRIECE (Federação Cearense de Triathlon), link...

- FECORI (Federação Cearense de Orientação), link...

- Ironman Brasil, link...

- Fanpage Portal do Corredor & CIA, link...

- Corrida de São Pivete (Carlito Pamplona), link...

- Equipe, Brutos do Mato (Pedro Ângelo), link...

- Assessoria Esportiva Start Fit, link...

- Circuito Cearense de Corridas Cross (Caprius Cross), link...

- Circuito Cross Urbano Caixa, link...

- Corrida de Itapebussu de Maranguape, link...

- Corrida do Rosário de Maranguape, link...

- Matéria relacionada ao tema, Blog Corre Mah! Jornal O POVO, link...

 

Atualização: 12/11/2016 às 02h 30min.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal do Corredor: O pioneiro web no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2016 - Todos os direitos reservados.

Nossas páginas oficiais: www.portaldocorredor.com.br e www.portaldocorredor.com
Fanpage, Portal do Corredor & CIA: www.facebook.com/portaldocorredor
Direção da empresa, Félix Luis: link...
Instagram: portal_corredor
Twitter: @portal_corredor
e-mail: portaldocorredor@gmail.com

Nossos números:

Site: 12 anos de atividade, com matérias regionais e nacionais; 215 eventos divulgados até janeiro de 2016. link...
Fanpage: Mais de 1.000.000 (um milhão), de pessoas alcançadas em apenas 02 anos de atividade. link...
Mailling: Aproximadamente 23 mil e-mails para envios regulares.
Nosso público (2015): 54% mulheres, 46% homens.